Percepção dos professores em relação à formação continuada
Resumo
Resumo : Este artigo tem como temática a percepção dos professores em relação à formação continuada, cujo desenvolvimento foi através de uma pesquisa qualitativa com entrevistas aos professores de uma escola municipal de Ponta Grossa, que objetivou captar a percepção dos professores sobre a formação continuada que recebem, bem como buscou intencionalmente mostrar o quanto é importante a capacitação para professores, pois enriquece o trabalho pedagógico em sala de aula, bem como proporciona crescimento pessoal e profissional. A pesquisa apresenta em sua fundamentação teórica, autores como Paulo Freire, Moacir Gadotti, Celso Vasconcelos entre outros, os quais compartilham a importância da formação continuada e destacam também o papel de mediação que o coordenador pedagógico possui em todo processo educacional. Durante a análise dos dados observou-se que a formação continuada recebida, apresenta pouca contribuição na prática destes professores e demonstrou também aspectos negativos e positivos percebidos nas formações oferecidas. O artigo ressalta a importância da formação continuada e evidencia a necessidade dos coordenadores pedagógicos incentivarem os professores, conduzindo-os a um processo de contínua busca da formação, vista como um processo, que se constrói ao longo de toda vida profissional, só assim enriquecendo sua prática, propiciando mudanças e melhoria na qualidade do ensino.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]