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dc.contributor.advisorMarques, Francisco Paulo Jamil, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorHerman, Fellipept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-21T16:30:52Z
dc.date.available2019-06-21T16:30:52Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54716
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Francisco Paulo Jamil Almeida Marquespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa : Curitiba, 13/12/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo da pesquisa é identificar se e de que forma os tipos de sociabilidade estabelecidos entre candidato e eleitorado afetam os modos de utilização das redes sociais digitais especificamente, Facebook e Twitter. Tendo em vista as características pertinentes ao sistema eleitoral, sabe-se que as formas de conduzir e de administrar as campanhas dependem primeiramente do cargo em disputa. Por exemplo, ao contrário das do que ocorre em eleições majoritárias, disputas para cargos proporcionais não implica atingir a maioria do eleitorado, mas somente uma parcela necessária para sua eleição. Nesse contexto, a pergunta que a presente pesquisa busca responder é: em que medida a sociabilidade afeta a utilização das redes sociais digitais como estratégia de comunicação eleitoral por parte dos candidatos que concorreram à reeleição para vereador em Curitiba durante as eleições de 2016? Apresentam-se três hipóteses: H1: Candidatos Comunitários e Temático-Institucionais possuem uma votação mais concentrada, enquanto que candidatos Midiáticos e os Técnico-Políticos possuem uma votação mais dispersa pela cidade; H2: A sociabilidade estabelecida entre candidato e eleitor afeta as formas que o candidato utiliza as redes sociais durante o período eleitoral; H3: Candidatos Comunitários e Temático-Institucionais farão uso das redes sociais digitais de maneira menos frequente se comparados com os candidatos Midiáticos e os Técnico-Políticos O corpus empírico da pesquisa é composto por 3.145 postagens (1.610 no Facebook e 1.535 no Twitter), efetuadas pelos 27 candidatos que concorreram à reeleição e fizeram uso de tais ferramentas como estratégia de campanha durante o período oficial de campanha eleitoral. As coletas das postagens foram efetuadas por meio do Netvizz para o Facebook e o Twitonomy para o Twitter. As estratégias metodológicas são compostas por uma parte quantitativa referente à distribuição temporal das postagens efetuadas pelos candidatos. Na parte qualitativa, elabora-se uma análise de conteúdo dos posts publicados, identificandose quais assuntos são mais frequentes e se existe diferença entre a utilização do Facebook e do Twitter. Entre os resultados encontrados aponta-se a sociabilidade influencia na utilização das ferramentas, sendo que candidatos com relações comunitárias ou de representação institucional empregam as ferramentas com menor frequência se comparados aos candidatos Comunitários e Técnico-Políticos. Palavras-Chave: Comunicação Eleitoral; Representação; Sociabilidade; Facebook; Twitter.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of the research is to identify in and how the types of sociability established between candidate and electorate affect the ways of using digital social networks specifically, Facebook and Twitter. In view of the characteristics pertinent to the electoral system, it is known that the ways of conducting and administering the campaigns depend first and foremost on the position in dispute. For example, unlike majority elections, disputes for proportional positions do not imply reaching the majority of the electorate, but only a portion necessary for their election. In this context, the question that this research seeks to answer is: to what extent does sociability affect the use of digital social networks as a strategy for electoral communication by candidates who have run for reelection to city councilor in Curitiba during the 2016 elections? Three hypotheses are presented: H1: Community and thematic-institutional candidates have a more concentrated vote, while media candidates and technical-politicians have a more dispersed vote for the city; H2: The sociability established between candidate and voter affects the forms that the candidate uses social networks during the electoral period; H3: Community and thematic-institutional candidates will make use of digital social networks less frequently compared to media candidates and technical-politicians. The empirical corpus of the survey consists of 3.145 posts (1.610 on Facebook and 1.535 on Twitter) by the 27 candidates who ran for reelection and made use of such tools as a campaign strategy during the official election campaign period. Postings were collected through Netvizz for Facebook and Twitonomy for Twitter. The methodological strategies are composed of a quantitative part referring to the time distribution of the postings made by the candidates. In the qualitative part, a content analysis of the published posts is elaborated, identifying which subjects are more frequent and if there is a difference between the use of Facebook and Twitter. Among the results found, sociability influences the use of tools, and candidates with community relations or institutional representation employ the tools less frequently compared to community and technical-political candidates. Keywords: Electoral Communication; Representation; Sociability; Facebook; Twitter.pt_BR
dc.format.extent194 p. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCampanha eleitoral - Sociabilidade - Curitiba (PR) - 2016pt_BR
dc.subjectEleições - Recursos eletrônicos de informação - Curitiba (PR) - 2016pt_BR
dc.titleCampanhas online e sociabilidade política : o uso do Facebook e do Twitter por candidatos a vereador nas eleições de 2016 em Curitibapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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