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dc.contributor.authorCuchereave, Fabrício Campospt_BR
dc.contributor.otherBohunovsky, Ruthpt_BR
dc.contributor.otherTschirner, Erwinpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2018-12-10T19:43:39Z
dc.date.available2018-12-10T19:43:39Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54715
dc.descriptionOrientadora : Prof. Dr. Ruth Bohunovskypt_BR
dc.descriptionCoorientador : Prof. Dr. Erwin Tschirnerpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 05/02/2018pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos Linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: A aquisição de vocabulário em língua estrangeira envolve diferentes aspectos do conhecimento lexical que permeiam a forma, o significado e o uso das palavras. Alunos avançados apresentam certas dificuldades no emprego de colocações da língua alvo, principalmente no que se refere a conceitos abstratos presentes em registros formais do discurso, como em temas político-sociais. O presente trabalho reúne tanto abordagens fraseológicas como estudos de frequência em fenômenos linguísticos para determinar, por um lado, o nível de composicionalidade ou idiomaticidade de unidades lexicais complexas, por outro, uma escolha de construções verbo-nominais relevantes para o ensino. A fraseologia comparada se insere nesse contexto como base de análise dos diferentes graus de dificuldade no aprendizado de colocações alemãs por falantes nativos do português. Uma discussão sobre frequência de uso, aprendizagem implícita - e suas limitações - bem como a importância da aprendizagem explícita embasa as sugestões didáticas deste estudo para o aprimoramento da competência lexical. Palavras-chave: Ensino de línguas estrangeiras; Vocabulário; Fraseodidática; Colocações; Alunos avançados.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Learning vocabulary in a second language involves several aspects of lexical knowledge that pervade the form, the meaning and the use of words. Advanced learners seem to struggle with collocations, especially when referring to abstract concepts that emerge from elevated language contexts, such as social political issues. This study combines both phraseological and frequency oriented approaches to determine the opacity or fixedness of multi-word units and the selection of relevant verb-noun pairs for didactic purposes. The Comparative Phraseology assumes a critical role in this regard, contributing for the analyses of different difficulty levels for native Portuguese speakers to acquire (new) German collocations. Frequency usage effects, incidental learning - and its limits - as well as the importance of explicit instruction are also discussed in order to support didactic strategies to improve learners' lexical competence. Keywords: Second language acquisition; Vocabulary; Phraseodidactic studies; Collocations; Advanced learners.pt_BR
dc.format.extent85 + 31 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectAquisição da segunda linguagem - Língua alemãpt_BR
dc.titleKollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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