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dc.contributor.authorLéchiw, Margarete Cristinapt_BR
dc.contributor.otherKnaut, Michelle Souza Juliopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-09T19:37:11Z
dc.date.available2020-01-09T19:37:11Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54659
dc.descriptionOrientadora : Michelle Souza Julio Knautpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O principal objetivo da pesquisa foi identificar como alunos e professores enfrentam as dificuldades causadas pela violência no ambiente da sala de aula, bem como a opinião de cada um sobre como abordar o tema dentro da escola. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa. Foi elaborado um questionário contendo três questões iguais que se distribuiu para doze professores e quinze alunos do Ensino Médio, de um colégio estadual de Ponta Grossa-PR, abordando o tema violência na escola. Observou-se no cotidiano da escola situações envolvendo alunos em atos de violência, principalmente verbal, dirigidos tanto a colegas quanto a professores, que claramente acabam trazendo prejuízos à aprendizagem, e provocam paralisações das aulas, desconcentração dos demais alunos, deixam o ambiente tumultuado e causam estresse em todos os envolvidos. Assim, acreditou-se que uma pesquisa tratando do tema, com a participação de professores e alunos poderia contribuir com ideias para futuras ações a serem trabalhadas para a solução ou amenização desses acontecimentos. Após a análise e interpretação das respostas a conclusão a que se chegou foi que os participantes compreendem a violência como um grande entrave para a realização de um ensino e aprendizagem de qualidade, as atitudes violentas atrapalham tanto os professores quanto a concentração dos demais alunos presentes em sala de aula. Além disso, a pesquisa foi muito proveitosa porque os dois grupos deram inúmeras sugestões de como se abordar o tema, que certamente serão úteis na elaboração de projetos a serem trabalhados pela escola. Autores como Pacheco e Cunha (2008), Njaine e Minayo (2003), Vale e Salles (2008), Witter (2010) entre outros contribuíram para o embasamento teórico da pesquisapt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectViolencia escolarpt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleViolência na escola : causa e efeitopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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