dc.contributor.author | Léchiw, Margarete Cristina | pt_BR |
dc.contributor.other | Knaut, Michelle Souza Julio | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T19:37:11Z | |
dc.date.available | 2020-01-09T19:37:11Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54659 | |
dc.description | Orientadora : Michelle Souza Julio Knaut | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O principal objetivo da pesquisa foi identificar como alunos e professores enfrentam as dificuldades causadas pela violência no ambiente da sala de aula, bem como a opinião de cada um sobre como abordar o tema dentro da escola. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo com abordagem qualitativa. Foi elaborado um questionário contendo três questões iguais que se distribuiu para doze professores e quinze alunos do Ensino Médio, de um colégio estadual de Ponta Grossa-PR, abordando o tema violência na escola. Observou-se no cotidiano da escola situações envolvendo alunos em atos de violência, principalmente verbal, dirigidos tanto a colegas quanto a professores, que claramente acabam trazendo prejuízos à aprendizagem, e provocam paralisações das aulas, desconcentração dos demais alunos, deixam o ambiente tumultuado e causam estresse em todos os envolvidos. Assim, acreditou-se que uma pesquisa tratando do tema, com a participação de professores e alunos poderia contribuir com ideias para futuras ações a serem trabalhadas para a solução ou amenização desses acontecimentos. Após a análise e interpretação das respostas a conclusão a que se chegou foi que os participantes compreendem a violência como um grande entrave para a realização de um ensino e aprendizagem de qualidade, as atitudes violentas atrapalham tanto os professores quanto a concentração dos demais alunos presentes em sala de aula. Além disso, a pesquisa foi muito proveitosa porque os dois grupos deram inúmeras sugestões de como se abordar o tema, que certamente serão úteis na elaboração de projetos a serem trabalhados pela escola. Autores como Pacheco e Cunha (2008), Njaine e Minayo (2003), Vale e Salles (2008), Witter (2010) entre outros contribuíram para o embasamento teórico da pesquisa | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Violencia escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.title | Violência na escola : causa e efeito | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |