Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGomes, Carlos Guilhermept_BR
dc.contributor.otherPécora Junior, José Eduardo, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negóciospt_BR
dc.date.accessioned2018-12-03T22:44:31Z
dc.date.available2018-12-03T22:44:31Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54645
dc.descriptionOrientador : José Eduardo Pécora Juniorpt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Considerando o futebol ao redor do mundo, o Brasil tem um enorme potencial para que seus clubes sejam referência no esporte, contudo, a falta de investimentos, historicamente, a desorganização dos clubes e o nível de endividamento levaram o futebol no país a um nível muito abaixo de grandes centros do esporte mundial. O presente artigo tem como objetivo comparar a gestão de clubes nacionais e internacionais a fim identificar aspectos das gestões internacionais que possam ser utilizados para a profissionalização da gestão desses clubes no Brasil, a fim de profissionalizar o setor. A partir de uma abordagem empírico-analítica e de caráter bibliográfico, esta pesquisa apresenta a trajetória do time alemão Borussia Dortmund e do brasileiro Chapecoense, que, com a modernização do esporte, souberam utilizar a gestão profissional para transformar o clube de futebol em uma empresa, capaz de gerir habilidades dentro e fora do campo, tornando o esporte rentável. Assim, a fim de que se aprimore o futebol brasileiro em geral, é preciso que os clubes tenham a consciência de se profissionalizar, contratando empresas de gestão financeira, empresas de auditorias e profissionais para todas as áreas do clube, bem como são necessárias melhores políticas de gestão e fiscalização do esporte no Brasil.pt_BR
dc.format.extent27 p. : il.; grafs.; tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectFutebol - Administraçãopt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.titleFutebol como uma ideia de negóciopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples