dc.contributor.author | Nery, Janete Santos Sobjeiro | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Janice Mendes da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T14:22:17Z | |
dc.date.available | 2020-01-06T14:22:17Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54604 | |
dc.description | Orientadora : Janice Mendes da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente projeto tem o intuito de refletir sobre a utilização da tecnologia na prática pedagógica em uma Escola da rede Estadual de ensino no Município de Jaguariaíva. No decorrer do projeto procuramos fundamentar de que as TIC’s quando inseridas no contexto educacional, são importantes dispositivos que possibilitam a formação dos sujeitos e a transformação de suas práticas nos espaços escolares. O objetivo principal, foi a realização de um levantamento através de um questionário sobre os recursos tecnológicos existentes nas escolas e como estes são usados na pratica pedagógica cotidiana, com que freqüência são utilizados e as maiores dificuldades encontradas ao utilizá-los. Assim, destacamos que estes recursos podem e vão contribuir para a aprendizagem do educando, e que, a tecnologia utilizada de forma adequada é um recurso muito apropriado para ensinar e formar cidadãos conscientes e autônomos. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O professor frente às tecnologias de informação e comunicação (TIC) | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |