dc.contributor.author | Quadros, Janeslei Pereira Vaz de | pt_BR |
dc.contributor.other | Salles, Liliane Schenfelder | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T14:25:26Z | |
dc.date.available | 2019-12-19T14:25:26Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54603 | |
dc.description | Orientadora : Profª.Ma. Liliane Schenfelder Salles | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ... | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo propôs uma reflexão sobre o processo de formação continuada nos Centros Municipais de Educação Infantil, ressaltando como ocorre e quais são os limites e desafios que acabam dificultando ou impossibilitando o trabalho do coordenador pedagógico como articulador do processo de formação junto aos professores da educação infantil. Os dados foram construídos a partir de leituras bibliográficas e a aplicação de questionários com alguns coordenadores pedagógicos e professoras da educação infantil da rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa - Paraná. O estudo foi pautado principalmente nas obras bibliográficas de teóricos da educação como: Domingues (2014), Imbernóm (2010), Kramer (2010) e Nóvoa (1992). No decorrer desta pesquisa percebeu-se que os coordenadores pedagógicos desenvolvem muitos papéis, no entanto, muitas são as lacunas que perpassam o seu principal papel: o de formador de professores. Os resultados apontam que o trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica no CMEI contribui para a reflexão e a troca de experiências, assim como para o conhecimento dos professores, caracterizando dessa forma a formação como contribuinte para a melhoria do ensino-aprendizagem. O espaço/tempo de formação em serviço acontece na hora atividade dos professores, não abrangendo nesse momento o coletivo da escola, mas, pequenos grupos e individualmente, uma vez, que esse horário é combinado e organizado por grupos pequenos, para não dificultar a organização dos CMEIS, que são de tempo integral. As conclusões iniciais apontam para a formação em contexto, como uma estratégia promotora de qualificação das práticas pedagógicas na escola através do aprofundamento teórico e das relações entre teoria e prática. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.title | O papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |