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dc.contributor.authorQuadros, Janeslei Pereira Vaz dept_BR
dc.contributor.otherSalles, Liliane Schenfelderpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T14:25:26Z
dc.date.available2019-12-19T14:25:26Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54603
dc.descriptionOrientadora : Profª.Ma. Liliane Schenfelder Sallespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ...pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo propôs uma reflexão sobre o processo de formação continuada nos Centros Municipais de Educação Infantil, ressaltando como ocorre e quais são os limites e desafios que acabam dificultando ou impossibilitando o trabalho do coordenador pedagógico como articulador do processo de formação junto aos professores da educação infantil. Os dados foram construídos a partir de leituras bibliográficas e a aplicação de questionários com alguns coordenadores pedagógicos e professoras da educação infantil da rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa - Paraná. O estudo foi pautado principalmente nas obras bibliográficas de teóricos da educação como: Domingues (2014), Imbernóm (2010), Kramer (2010) e Nóvoa (1992). No decorrer desta pesquisa percebeu-se que os coordenadores pedagógicos desenvolvem muitos papéis, no entanto, muitas são as lacunas que perpassam o seu principal papel: o de formador de professores. Os resultados apontam que o trabalho desenvolvido pela coordenação pedagógica no CMEI contribui para a reflexão e a troca de experiências, assim como para o conhecimento dos professores, caracterizando dessa forma a formação como contribuinte para a melhoria do ensino-aprendizagem. O espaço/tempo de formação em serviço acontece na hora atividade dos professores, não abrangendo nesse momento o coletivo da escola, mas, pequenos grupos e individualmente, uma vez, que esse horário é combinado e organizado por grupos pequenos, para não dificultar a organização dos CMEIS, que são de tempo integral. As conclusões iniciais apontam para a formação em contexto, como uma estratégia promotora de qualificação das práticas pedagógicas na escola através do aprofundamento teórico e das relações entre teoria e prática.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.titleO papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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