Questões pedagógicas da socioeducação : um estudo em meio aberto, no município de Campo Largo
Date
2011Author
Riffert, Maria de Jesus Arruda da Silva
Metadata
Show full item recordSubject
Educação popularSociologia educacional
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : Este trabalho discute algumas questões pedagógicas sobre a socioeducação. Compreende-a enquanto uma práxis de natureza social e pedagógica realizada em um espaço não escolar e institucional, com adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à comunidade. A proposta que orienta o estudo é a análise da socioeducação no contexto da sociedade capitalista, um cenário de crises sociais, políticas, econômicas que interferem diretamente no modo como se organiza a vida. A concepção teórico-metodológica é o materialismo histórico e dialético. Propõe-se a análise dos fundamentos teóricos e práticos dessa pedagogia a partir dos documentos produzidos pelo poder público, bem como a prática através da experiência concreta no CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) no município de Campo Largo. Com esse estudo buscou-se responder aos seguintes objetivos: Averiguar as questões pedagógicas desenvolvidas pelas medidas socioeducativas; Caracterizar atuação dos profissionais nesse processo educativo no âmbito das ações socioeducativas; Esclarecer como ocorreu a municipalização da política de socioeducação. O desenvolvimento deste trabalho foi realizado com base no entendimento de que, deve haver a prevalência dos aspectos formativos sobre os punitivos.