dc.contributor.advisor | Moraes, Vitor de | pt_BR |
dc.contributor.author | Ruaro, Leila de Fátima Longo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T21:38:40Z | |
dc.date.available | 2022-04-29T21:38:40Z | |
dc.date.issued | 2022-04-29T18:37:55Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54539 | |
dc.description | Orientador: Vitor de Moraes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente estudo teve como tema a Inclusão na Escola Básica Municipal Margarida Maria Alves, no Assentamento Conquista Cinco de Maio no município de Calmon – SC. O objetivo geral foi verificar como estava sendo realizado o processo de inclusão nesta escola, como objetivos específicos: analisar como era elaborado o atendimento da escola com relação aos alunos com necessidades especiais e também com dificuldades de aprendizagem; desenvolver estudo sistematizado sobre o tema Inclusão através de leituras pertinentes ao tema. A metodologia utilizada neste estudo foi de caráter qualitativo, verificando e observando em loco quais eram as formas utilizadas pela escola com relação ao atendimento educacional especializado aos portadores de necessidades especiais daquela comunidade de assentamento. Conclui-se através deste estudo que o atendimento educacional aos portadores de necessidades especiais acontece, mas com dificuldades inerentes ao processo de aprendizagem. Também, pode-se afirmar que as professoras da escola desenvolvem as atividades adaptando-as de acordo com a realidade da instituição ensino local. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (12 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação especial - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | pt_BR |
dc.subject | Crianças autistas - Educação | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiência - Educação | pt_BR |
dc.subject | Crianças superdotadas - Educação | pt_BR |
dc.title | A inclusão na Escola Básica Municipal Margarida Maria Alves em Calmon-SC : um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |