dc.contributor.author | Santos, Claudia Elena dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Hoeller, Silvana Cassia, 1989- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T12:14:43Z | |
dc.date.available | 2021-07-26T12:14:43Z | |
dc.date.issued | 2021-07-26T09:13:50Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54532 | |
dc.description | Orientador : Silvana Cássia Hoeller | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : As escolas de Educação Infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde os educandos se sintam protegidos e acolhidos, e ao mesmo tempo seguros para se arriscar e vencer desafios. Desta forma, no presente trabalho, realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe, localizado no Distrito de Herveira - Município de Campina da Lagoa – Paraná procurou-se desenvolver algumas práticas pedagógicas que envolvam a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade dos educandos, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas voltadas para a ampliação da cultura corporal dos educandos do período Vespertino do Pré-Escolar oriundos do campo que participaram na elaboração desse trabalho, sobre a prática pedagógica acerca
do movimento trabalhado de forma intencional, inserido no contexto da brincadeira, o qual torna-se uma categoria central no desenvolvimento da criança. Embora alguns estudiosos afirmem que não há uma proposta de ensino específica para a educação infantil do campo, e sim uma adequação da metodologia de ensino, se faz necessário buscar experiências com práticas pedagógicas promissoras para a educação infantil do campo. Justifica-se o presente trabalho pelo motivo de que essas atividades têm sua importância no processo ensino/aprendizagem e no desenvolvimento destes indivíduos dentro da Educação do Campo | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (11 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | A criança e o movimento : uma prática pedagógica com alunos da educação infantil no campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |