A criança e o movimento : uma prática pedagógica com alunos da educação infantil no campo
Abstract
Resumo : As escolas de Educação Infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde os educandos se sintam protegidos e acolhidos, e ao mesmo tempo seguros para se arriscar e vencer desafios. Desta forma, no presente trabalho, realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe, localizado no Distrito de Herveira - Município de Campina da Lagoa – Paraná procurou-se desenvolver algumas práticas pedagógicas que envolvam a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade dos educandos, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas voltadas para a ampliação da cultura corporal dos educandos do período Vespertino do Pré-Escolar oriundos do campo que participaram na elaboração desse trabalho, sobre a prática pedagógica acerca
do movimento trabalhado de forma intencional, inserido no contexto da brincadeira, o qual torna-se uma categoria central no desenvolvimento da criança. Embora alguns estudiosos afirmem que não há uma proposta de ensino específica para a educação infantil do campo, e sim uma adequação da metodologia de ensino, se faz necessário buscar experiências com práticas pedagógicas promissoras para a educação infantil do campo. Justifica-se o presente trabalho pelo motivo de que essas atividades têm sua importância no processo ensino/aprendizagem e no desenvolvimento destes indivíduos dentro da Educação do Campo
Collections
- Educação do campo [582]