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dc.contributor.authorMorais, Luciane Aparecida dept_BR
dc.contributor.otherSigwalt, Carmen Sá Britopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-17T19:20:45Z
dc.date.available2020-01-17T19:20:45Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54520
dc.descriptionOrientadora : Carmen Sá Brito Sigwaltpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho procurou investigar o processo de aquisição da linguagem escrita na Rede Municipal de Ensino de Curitiba para o Ensino Fundamental de Nove Anos e a sua adequação para o atendimento de alunos oriundos das classes populares. Realizamos a pesquisa em duas frentes: na primeira buscamos analisar as propostas da Secretaria Municipal de Educação através dos documentos: Diretrizes Curriculares Municipais para o Ensino Fundamental e Caderno Pedagógico de Alfabetização. Na segunda dimensão procuramos, através de entrevistas semiestruturadas com os profissionais da educação atuantes na rede de ensino, verificar em que medida conhece a proposta e como a aplicam nas escolas em que atuam. Pesquisamos professores que trabalham com turmas de primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental e pedagogos de dezessete escolas de Curitiba que pertencem a nove núcleos regionais de ensino. Tivemos desta forma uma amostra significativa das diferentes escolas municipais que compõem a cidade de Curitiba. A pesquisa revelou que os documentos oficiais sugerem uma proposta progressista de aquisição da linguagem escrita onde o alfabetizar ( garantir o domínio do sistema gráfico) e o letrar ( saber fazer uso efetivo do ler e do escrever em suas diferentes funções sociais) são sugeridos de serem trabalhados de forma articulada. No entanto a investigação junto aos profissionais revelou que nem todos dominam os pressupostos teórico-práticos do processo de aquisição da linguagem escrita o que pode contribuir apenas parcialmente para um ensino e aprendizado adequado aos alunos das classes populares.pt_BR
dc.format.extent273 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA organização do trabalho pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos e o processo de alfabetização frente às Diretrizes Curriculares Municipais e o Caderno Pedagógico de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação : relação teoria e prática na escola pública de Curitibapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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