dc.contributor.advisor | Quadros, Diomar Augusto de, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Dalva Aparecida dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-10T17:20:09Z | |
dc.date.available | 2022-05-10T17:20:09Z | |
dc.date.issued | 2022-05-10T14:19:23Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54514 | |
dc.description | Orientador: Diomar Augusto de Quadros | pt_BR |
dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description | Artigo (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho resulta de uma revisão da literatura e tem como objetivo buscar conhecimentos nos autores em referência no que concerne a prática pedagógica acerca das contribuições do ensino/aprendizagem na disciplina de História no Ensino Médio na Educação do Campo. Defende que a História seja trabalhada na perspectiva da produção do conhecimento e que deva contribuir para a formação de seres humanos enquanto cidadãos, isto é, que contribua para a formação de alunos e professores atuantes e comprometidos com um projeto de sociedade em que os seres humanos, historicamente situados, sejam a centralidade do processo. Para tanto neste trabalho será apresentado também um breve relato de um trabalho de investigação-ação escolar por mim desenvolvido e colaborativamente sob a observação da pedagoga da escola e a participação dos alunos do 2º e 3º ano do período Noturno do Colégio Estadual VI Centenário – EFM do município de Quarto Centenário – Paraná. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Historia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação rural - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A prática pedagógica acerca das contribuições do ensino/aprendizagem na disciplina de história no ensino médio na educação do campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |