O comportamento do consumidor jovem curitibano
Resumo
Resumo : O consumo é uma ação cultural. As escolhas realizadas pelos consumidores determinam sociedades, e dentro delas determinam classes e grupos sociais. O presente trabalho, então, procura identificar a aplicabilidade das principais linhas de estudo da tomada de decisão do consumidor. A visão da Economia Tradicional do agente racional e maximizador que com a sabedoria para manusear todas as informações necessárias e disponíveis consegue alcançar escolhas ótimas que atendam sua máxima utilidade. E a abordagem das teorias que negaram a primeira, como a Economia Comportamental de Daniel Kahneman e Amos Tversky, com o agente irracional sujeito a toda espécie de influência que retiram-no do campo da racionalidade perfeita e o levam para dominância do sistema intuitivo na tomada de decisão. Para garantir a veracidade das conclusões uma análise empírica entre os universitários curitibanos é discutida, verificando o papel da instituição do conhecimento, em especial da Ciência Econômica como viés que possa resultar em mudanças no comportamento de estudiosos.
Collections
- Ciências Econômicas [2072]