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    Alfabetização de jovens e adultos : lição de vida de educadores alfabetizadores da zona rural do litoral do Paraná

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    R - E - ANA MARIA MARTINS DE MORAES.pdf (472.6Kb)
    Date
    2020-05-06
    Author
    Moraes, Ana Maria Martins de
    Metadata
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    Subject
    Estudantes - Aprendizagem
    Educação - Formação de professores
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Um dos objetivos deste artigo foi detectar as dificuldades encontradas pelos educadores da zona rural do litoral do Paraná, que são protagonistas de um trabalho com a alfabetização de jovens e adultos. Essa pesquisa teve a intenção de destacar as histórias de vida desses educadores. Sabemos que se trata de educadores que já trazem experiências de vida, enriquecidos de conhecimentos da sua história, e das suas relações com a sociedade. O papel do educador é sobretudo ser o mediador do conhecimento, motivar e levar os educandos a participar do processo educativo, possibilitar meios para que o próprio educando tenha curiosidade, seja construtor do seu conhecimento. Para isso é necessário um novo olhar para o formato do Programa de Alfabetização de Adultos e que os sujeitos sejam valorizados em sua plenitude, que os governantes possibilitem a Formação de Docentes para os educadores que atuam no campo. O aspecto social da aprendizagem diz respeito aos valores e aspirações coletivas, bem como à dimensão política da educação. A intervenção pedagógica pode ter um amplo alcance, requerendo responsabilidade e compromisso por parte dos educadores. Para Paulo Freire educar é um ato político, é um ato de criação e recriação, sendo, portanto, impossível falar em educação neutra. O diálogo aparece como fundamento da construção do sujeito, como mecanismo de compreensão da estrutura social, de conscientização e de transformação.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54454
    Collections
    • Educação do campo [578]

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