• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A importância da escola do campo, no campo para a comunidade do Assentamento Santa Bárbara/Bituruna/Paraná

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - TAVANE DO ROCIO MANOSSO.pdf (475.9Kb)
    Date
    2022-04-20
    Author
    Manosso, Tavane do Rocio
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Escolas - Administração
    Educação rural
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : As experiências que relatarei, além de concretas, representam a minha vivência em educação do campo nestes sete últimos anos, das quais extraí ensinamentos que serviram e servirão como ensinamentos para mim e demais envolvidos com a educação do campo. Descobri que ser professor tinha outro significado, outro valor, que tínhamos importância para a vida de muitos e que faríamos a diferença, se agarrássemos essa oportunidade. Apaixonei-me e a partir dai só tentei melhorar e cada vez mais fazer com que a escola crescesse mais e mais. Com essa experiência consegui desenvolver muitas coisas em minha formação profissional e na vida de cada um dos nossos alunos. Quanto à ação docente, passou a ser muito mais humana trazendo a realidade do aluno para dentro da sala de aula, onde por diversas vezes vi professores emocionados com o que estavam aprendendo. E quanto à gestão escolar foi o que mais revolucionou minha visão de educadora. Por sempre ter sido coadjuvante neste processo, passei a ver a gestão e a questão pedagógicas, com olhos de quem estava realmente fazendo parte de uma mudança radical na vida das pessoas da comunidade escolar. Os resultados mais expressivos foram à valorização do aluno como sujeito capaz de ser crítico e que tem as mesmas se não maiores capacidades dos que estão na cidade. A valorização como professora que fez a diferença, que lutou pelos direitos e melhorias da escola, o respeito dos alunos, pais e professores. E os ensinamentos apreendidos, todos os que se referem a comprometimento, divisão de trabalho, organização, gestão participativa, respeito, desafios e união em prol dos alunos e da escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54451
    Collections
    • Educação do campo [578]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV