A educação do jovem aluno trabalhador na modalidade do ensino médio : entre a formação omnilateral e a educação por competências
Date
2011Author
Loureiro, Suelen Fabiane
Metadata
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Educação de adultosEnsino médio
Pratica de ensino
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : A pesquisa monográfica: ‘A Educação do Jovem Aluno Trabalhador na modalidade do Ensino Médio: entre a formação omnilateral e a educação por competências’, apresenta as condições da educação do jovem aluno trabalhador do Ensino Médio. Como objeto de estudo destaca a necessidade urgente da organização do trabalho pedagógico, para que se rearticule a práxis no sentido contra hegemônico das ideologias impostas pelo capitalismo no currículo escolar, diante da pedagogia das competências no Ensino Médio. Procura discutir o significado e relevância da transformação histórica mediada no materialismo histórico dialético, considerando a possibilidade da superação de uma educação elitista que oprime e exclui o aluno trabalhador, em busca de uma educação de ensino médio, que leve ao reconhecimento e a transformação do mundo real dos sujeitos. Segue a partir de uma visão da formação omnilateral, tentando obter a superação da ótica da adequação das competências, em uma ética além da ética do consumidor, em uma moral que ultrapasse a moralidade alienante de um sistema de divisão de classes e da propriedade privada; e que ultrapasse a inculcação e o conformismo impostos aos oprimidos na produção da ideologia dominante através do desenvolvimento da práxis e da retomada, e, na posse do conhecimento e do saber para as classes populares. Mostra a possibilidade do desenvolvimento do conhecimento de classes, no reconhecimento do materialismo histórico dialético, como ciência fundamental ao proletariado, de modo a articular as contradições sobre a ideologia das competências, levantando as categorias: totalidade, história, práxis. E refere-se também a discussão da contradição da sobrevivência pelo trabalho enquanto necessidade imediata do aluno trabalhador e da organização do trabalho pedagógico na educação escolar desenvolvida no Ensino Médio, verificando, se há ou não reflexão do seu modo de produção da existência diante da imposição curricular. Considerando que é necessário não negar a trajetória dos trabalhadores estudantes, o desfavorecer curricular, colocado pelo Estado, assumido das relações de opressão capitalista, oriundos da ideologia que orienta resultados em termos de lucros para o capitalista, sob a ótica da propriedade privada.