dc.contributor.advisor | Pinheiro, Celso de Moraes, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza Filho, Luiz Carlos de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T17:02:29Z | |
dc.date.available | 2019-10-30T17:02:29Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/54413 | |
dc.description | Orientador : Celso de Moraes Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho visa analisar a teoria kantiana da educação, tendo como foco principal a formação moral do sujeito. No decorrer de nossa investigação notamos que segundo Kant, o homem é a única criatura que necessita de educação, isso porque é o único animal que carrega consigo o destino de toda a humanidade. Sendo assim, a educação tem como objetivo transformar toda animalidade natural ao ser humano em disciplina e moralização para que então, o homem "formado" seja capaz de agir de modo universalmente válido, a educação kantiana tem como meta principal aniquilar o egoísmo natural do homem e torná-lo um sujeito cosmopolita, capaz de pensar-por-simesmo e ainda assim sempre levar os outros em consideração em todas as suas ações. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.title | A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |