Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Catarina Lopes de Castropt_BR
dc.contributor.otherMarafon, Daniellept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T17:14:46Z
dc.date.available2019-11-18T17:14:46Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54404
dc.descriptionOrientadora : Drª. Danielle Marafompt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo versa sobre o porquê que a maioria dos alunos do 2º Ano/Turma B, do curso do Ensino Médio Noturno não gostam de estudar. Foram observadas as práticas pedagógicas, políticas e organizacionais da escola no que se refere ao trabalho dos professores, sendo possível verificar falhas em relação ao índice de evasão escolar, sendo que durante as aulas os alunos permanecem maior parte do tempo fora da sala. Nota-se a carência no uso de novas metodologias de ensino, além da falta de trabalho de motivação e diálogo com os educandos, afim do desenvolvimento de um trabalho coletivo com o envolvimento de todos os profissionais da educação para combater a indisciplina na sala de aula. Ressalta-se outro fator da falta de interesse pelos estudos dos alunos, por a maioria ser de baixa renda e trabalharem em serviços pesados (como arranca de mandioca), chegando a escola já cansados do trabalho e sem ânimo para estudar. Para chegarmos a tais conclusões, foi necessário o desenvolvimento de uma pesquisa dinâmica, numa linha Histórico-Crítico - Concepção Histórico-Crítica, pois busca garantir às camadas populares o ingresso na cultura letrada. As atividades estão embasadas na teoria de Saviani de acordo a realidade escolar na contemporaneidade. A metodologia adotada foi através de entrevista com alunos e professores da série, relatando o problema que está prejudicando a qualidade de ensino na escola. Os professores relataram as dificuldades que a turma apresenta como: falta de interesse pelos estudos, cansaço devido ao trabalhos árduo do dia a dia. Por parte dos alunos descreveram suas dificuldades encontradas nos estudos como: Cansaço no trabalho, falta de motivação nas aulas de alguns professores, que não se relacionam bem com eles, fazendo com que fiquem fora da sala de aula para não se entediarem. O ensino e aprendizagem esta falho, do qual vem prejudicando o processo de ensino e aprendizagem na escola. A pesquisa contribuiu para melhorar a qualidade de ensino na escola, os professores usaram novas metodologias de ensino, a escola organizou novas estratégias de motivação para melhorar a aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleA falta do hábito de estudo no ensino médio noturnopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples