Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTesser, Gelson João, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorBorges, Mariopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-11T20:41:58Z
dc.date.available2019-11-11T20:41:58Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/54386
dc.descriptionOrientador : Gelson João Tesserpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa qualitativa tece considerações sobre a importância do pensar complexo na educação atual, seus desafios e sua urgência para reformular o currículo escolar nesta perspectiva. Há uma necessidade de se repensar o pensamento, isto é, rever os conceitos de educação que se ensina nas escolas, superar a idéia de currículo fragmentado e compartimentado o qual conhecemos. Para tal contribui o pensamento de Edgar Morin que propõe um currículo mais flexível e mais complexo, no qual resgata a contribuição da filosofia e procura indicar como tributo a religação do saber técnico à cultura das humanidades fornecendo olhares interdisciplinares no processo educacional através da religação dos saberes. Nesse sentido também considera a ética fundamental para transformar a educação e formar sujeitos comprometidos com o mundo em que vivemos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This qualitative research paper reflects on the importance of complex thinking in education today, their challenges and their urgency to reform the school curriculum from this perspective. There is a need to rethink the thought, that is, review the concepts of education that is taught in schools, exceeding the idea of fragmented and compartmentalized curriculum we know. To this adds the thought that Edgar Morin proposes a curriculum more flexible and more complex, which high lights the contributions of philosophy and seeks to indicate how the rewiring tribute to the culture of the technical knowledge of the humanities in proving interdisciplinary educational process through the reconnection of knowledge. In this sense also considers the ethics to transform education, subjects committed to forming the world in which we live.pt_BR
dc.format.extent63 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.titlePensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação éticapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples