Proposta de ação para as escolas do campo : o jovem como agente de desenvolvimento rural sustentável
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Date
2011Author
Barcellos, Milena, 1978-
Metadata
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Agricultura familiar - ParanáEcologia agrícola
Educação rural
Educação - Política pública
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo: A prática pedagógica realizada na Casa Familiar Rural de Santa Maria do Oeste (CFR), desenvolvida sob o olhar da pedagogia da alternância, busca aprimorar a integração com a realidade dos educandos através de um maior engajamento social e da possibilidade desta formação oportunizar aos jovens o pleno desenvolvimento destes para o exercício da cidadania, ou seja, para o alcance de condições de equidade social e econômica em seu meio. Neste contexto, a equipe da CFR tem buscado recursos e parcerias através de projetos e convênios, com objetivo de resgatar e afirmar o conhecimento pertinente à agricultura familiar, bem como proporcionar a difusão e adoção de manejos e técnicas agroecológicas. O objetivo deste artigo é o relato das experiências pedagógicas e de ação nas comunidades rurais dos jovens da CFR, na busca por uma formação humanizadora e pela atuação do jovem como Agente de Desenvolvimento Local Sustentável, a fim de motivar outras experiências similares relacionadas com a Educação do Campo.
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- Educação do campo [581]