Educação : da infância a juventude e as condicionalidades do processo
Date
2016Author
Silva, Viviane Antonia da
Metadata
Show full item recordSubject
Educação popularEducação comunitária
Educação - Marxismo
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : A educação popular tem potencial de transformação social por se tratar de uma prática político-pedagógica que parte da conscientização da classe oprimida, não apenas para tomar conhecimento da realidade, mas com intuito de transformação desta. O presente trabalho tem como tema central a educação popular e comunitária enquanto processo de desenvolvimento humano. O objetivo é possibilitar uma reflexão global da minha vida a fim de avançar no auto conhecimento e aprender a saber, para então colaborar com o desenvolvimento de outros grupos de pessoas através de ações educativas na perspectiva Freiriana. Apresento a educação popular como uma pratica com o povo, a qual é conferida a tarefa de transformação social a partir de uma base ética e política. Além da revisão bibliográfica sobre o tem central, este trabalho traz um relato minucioso da minha vida da infância até os dias atuais, pois senti a necessidade de um novo olhar para minha trajetória, contextualizando os diferentes espaços e ao final deste trabalho trago minhas experiências profissionais enfocando a prática reflexiva e as influencias desta na minha atuação profissional.