Fatores e tendências competitivas para acesso e posicionamento dos produtos agroalimentares brasileiros nos mercados internacionais
Resumo
Resumo : O presente estudo possui como temática norteadora apresentar os principais fatores e tendências de competitividade que auxiliam a boa atuação dos produtos agroalimentares brasileiros no melhor acesso e posicionamento nos mercados internacionais, considerando o atual cenário de consumo e comercialização mundial. Realizado por meio de levantamento em material bibliográfico de autores referência e informações produzidas por empresas e instituições atuantes no setor, para compilação e análise do mercado setorial, tendências e fatores competitivos importantes no processo de exportação. Deste modo, observa-se que o Brasil hoje é destaque mundial no setor do agronegócio, principalmente quando analisadas as commodities o que não acontece com os produtos industrializados, semiprocessados ou processados, que hoje não estão com forte presença no mercado internacional, pela falta de preparo e de aproveitamento das oportunidades diante das principais tendências de consumo e compra que influenciam o comportamento das empresas no modo de produzir e comercializar seus produtos, além da falta de conhecimento e sensibilização para as operações de internacionalização na modalidade exportação. Palavras-Chave: Internacionalização. Produtos Agroalimentares Brasileiros. Exportação. Agronegócio.