Avaliação do processo de ensino aprendizagem do Instituto Federal do Paraná
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Data
2016Autor
Branco, Alessandra Batista de Godoi
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Resumo : Este trabalho objetivou pesquisar a avaliação do processo de ensino aprendizagem do Instituto Federal do Paraná, com estudo e análise da Portaria IFPR 120/2009 que estabelece a prática avaliativa da instituição. Com método qualitativo e prática análise de conteúdo, de acordo com os pressupostos de Bardin (1977), buscou-se estudar o documento embasado em revisão de literatura dos autores Luckesi (1996 e 2008), Perrenoud (1999) e Vasconcellos (2009 e 2010), de forma a aprofundar e relacionar os pressupostos com a prática avaliativa escolar. Foi possível identificar que o documento institucional estabelece práticas avaliativas condizentes, que almejam uma prática coerente, com vistas à aprendizagem, a replanejamento, a retomadas e superação de dificuldades. Com o estudo, foi possível verificar que outros fatores podem influenciar na prática avaliativa, os quais são importantes serem analisados e estudados em cada realidade. No que tange a reprovação e evasão escolar, é preciso compreender os principais fatores internos e externos que cooperam para que haja resultados insatisfatórios e, com base nestes, buscar alternativas, planejamentos e metas construídas coletivamente com vistas à sua superação.
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- Coordenação Pedagógica [455]