Construção de estradas florestais considerando a espessura do revestimento na região de Sengés-PR
Resumo
Resumo : As necessidades de realizar investimentos e manutenções em revestimentos de estradas florestais para atender o fluxo da logística nas estradas internas da empresa torna-se indispensável devido as condições climáticas da região dificultando o acesso à estradas principais. Normalmente utilizam-se revestimentos com espessuras de 10 cm, e em alguns locais realizam-se revestimentos com 15 cm de espessura para atender a qualidade das estradas. Este trabalho teve como objetivo principal realizar comparações entre os dois revestimentos mais aplicados na região de Sengés-PR demonstrando qual aplicação é mais viável, apresentando as atividades realizadas de investimentos e manutenções em cada revestimento. Os métodos aplicados são os mesmos, diferenciando somente na espessura do revestimento que determina as manutenções realizadas durante a colheita e pós colheita impactando diretamente nos custos voltados nas estradas florestais. Foram avaliados os revestimentos 01 e 02, no qual foi demonstrado que o revestimento 01 apresenta um custo total por m³ menor em relação ao revestimento 02 envolvendo todas as atividades durante a liberação da área para plantio. Ao empregar o volume de extração de madeira do revestimento 01 no quadro de custos do revestimento 02 chega-se à conclusão que a espessura de 15 cm de material cascalho do revestimento 02 é mais viável para a empresa onde foi realizado o estudo.
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- MBA em gestão florestal [393]