dc.description.abstract | Resumo : O presente texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica, que apresenta a discussão sobre o papel da ludicidade na escola inclusiva. Percebe-se, através do estudo, que a visão de vários pensadores sobre o tema, é positiva e, que é possível desenvolver um trabalho que vise à importância do lúdico nessa escola. Esse trabalho só será efetivado com mudanças no modo de ver e pensar dos professores, alunos e familiares. Dessa forma, há a necessidade de serem feitas adaptações para receber esses alunos. Os estudos bibliográficos que norteiam o referido tema, indicando sobre como trabalhar de forma lúdica no contexto da escola inclusiva. Assim sendo, eles vem ao encontro das entrevistas realizadas, em uma parte do estudo, com profissionais e pais que estão inseridos na realidade que envolve, diretamente, a escola inclusa. Pode-se salientar ainda, que a pesquisa mostra que a ludicidade é um desafio e que os educadores podem, e devem, ousar em sala de aula, criando oportunidades reais de ensinar e aprender, sem jamais esquecer da importância de um embasamento teórico que influenciará na realidade que envolve a inclusão de alunos com deficiência intelectual e/ou múltiplas. | pt_BR |