Dificuldade de aprendizagem na alfabetização
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Lopes, Terezinha Aparecida Martins
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : A presente pesquisa teve por objetivo o processo de alfabetização, focou nas dificuldades encontradas neste período e o papel do professor como mediador neste processo, que deve ocorrer, segundo documentos oficiais, até o terceiro ano do ensino fundamental, ou seja até os oito anos de idade da criança. Entendendo que a prática pedagógica não é tarefa isolada do docente, mas que depende de um coletivo que o apoie, buscou identificar qual deve ser a postura do gestor pedagógico em prol de melhorias no processo de ensino aprendizagem no contexto escolar e também qual a relação que a escola deve esperar dos responsáveis pela criança. A pesquisa desenvolveu-se bibliograficamente, utilizou diversos autores e obras subsidiassem as inquietações sobre a temática desenvolvida. Analisa o desafio de alfabetizar a criança na idade correta e como para se alcançar uma formação de qualidade para o aluno é necessário que os docentes e coordenadores pedagógicos reconheçam o aluno como um ser social, histórico e cultural, que entendam que este aluno já vai para a escola com conhecimentos, cabendo então a eles aprimorá-los com os conteúdos científicos de maneira interdisciplinar, promovendo não somente a alfabetização, mas uma alfabetização letrada.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]