Estudo de mercado para a comercialização de goiaba com indicação geográfica de procedência
Resumo
Resumo : Fatores como a globalização, as mudanças ocorridas no comportamento dos consumidores e a busca por uma alimentação mais saudável tem aumentando o interesse dos consumidores acerca dos produtos agroalimentares. Neste cenário, as indicações geográficas tornam-se uma importante estratégia para explorar novos nichos de mercado devido a sua capacidade de valorizar os produtos e garantir a qualidade junto aos consumidores. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento de informações sobre o mercado de frutas de Curitiba, com o intuito de identificar estabelecimentos com aptidão para a comercialização de goiaba com indicação geográfica. Para a avaliação dos estabelecimentos com potencial de distribuição, foram entrevistados 17 estabelecimentos que comercializam frutas em Curitiba e 16 consumidores usuais de goiaba. Para a determinação do grau da capacidade de comercialização da fruta, foi realizada coleta de dados in loco e posterior tratamento de dados. Para tanto, foram utilizados dois questionários. O "Questionário PJ" foi aplicado para identificar as necessidades e comportamento dos estabelecimentos que comercializam goiaba. O segundo questionário foi nominado "Questionário PF" foi aplicado para conhecer as tendências, necessidades e hábitos dos consumidores de goiaba. Com base nos resultados encontrados, é possível afirmar que produto com origem certificada, goiaba de Carlópolis, possui aptidão comercial para estabelecer-se entre os produtos frutícolas no varejo e atacado de estabelecimentos visitados de Curitiba. Além disso, outros produtos certificados, embalados e minimamente processados já estão presentes na maioria dos estabelecimentos pesquisados. Outros pontos como a qualidade e a disponibilidade foram citados como pontos críticos na comercialização da goiaba. De maneira geral, os consumidores optam por goiaba de coloração de polpa vermelha, tamanho intermediário e coloração de casca verde-clara e estão dispostos a pagar 10% a mais pelo produto com indicação geográfica. Os anseios e desejos dos consumidores entrevistados vão de encontro a produtos cuja oferta é constante, a qualidade é garantida e o preço é justo. Palavras-chave: Indicação Geográfica. Agregação de Valor. Comercialização.