Motivação e gerações : aplicando conceitos motivacionais em uma empresa dominada pela geração Y & Z
Resumo
Resumo : O presente estudo objetiva-se identificar na prática as teorias de motivação, fazendo uma análise frente ao público das gerações Y e Z, com o objetivo de verificar se tais teorias são aplicáveis considerando-se as características únicas destes jovens trabalhadores. Para tal, foi utilizada uma empresa constituída em sua totalidade por jovens nascidos em meados da década de 90. Foi realizado um estudo de caso qualitativo, tendo seus dados de campo obtidos através de entrevistas e os dados teóricos coletados em livros, teses e artigos científicos. A análise de conteúdo foi a técnica utilizada para qualificar os resultados obtidos. Apesar das teorias datarem de épocas onde os trabalhadores ainda eram de gerações antecedentes, como Baby Boomers e X, as teorias ainda são aplicáveis para se atingir altos níveis ou melhorar os níveis atuais de motivação de uma organização. Porém deve-se atentar a algumas diferenças importantes ao comparar gerações antecessoras com as atuais, como o fato destes jovens terem uma busca incessante por desafios, fazer parte direta dos resultados da empresa e valorizar muito o ambiente de trabalho, além de não buscarem criar carreira em uma única empresa, sendo o turnover um grande desafio para os gestores atuais.