dc.contributor.author | Moura, Vanderli Nogueira de | pt_BR |
dc.contributor.other | Keim, Ernesto Jacob, 1947- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-18T17:16:32Z | |
dc.date.available | 2020-06-18T17:16:32Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53977 | |
dc.description | Orientador : Ernesto Jacob Keim | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo se caracteriza como trabalho final do curso de especialização em "Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar", desenvolvido junto ao Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. Propõem a compreensão de como a autonomia e o cuidado na perspectiva da emancipação humana, figuram como elementos importantes, na formação da criança, seja pela educação doméstica, pela educação nos espaços sociais e pela educação escolar. A pesquisa a que esse texto se referencia, caracteriza-se como processo interdisciplinar, na medida em que a pesquisa bibliográfica, aponta a complexidade que constitui a metamorfose da criança, em adulto, socialmente inserido. A matriz teórica trata da autonomia referenciada em Paulo Freire e do cuidado amparado no que propõe Leonardo Boff. Ela é apontada como possibilidade de desencadear desde a idade infantil, responsabilidade pessoal e social, para que a vida se manifeste como bem inafiançável. Os argumentos que justificam os referenciais de autonomia e cuidado refletem, em parte, aspectos referenciados na história de vida profissional da autora. A finalização do texto, desafia o leitor a identificar como os conflitos e tensões decorrentes da complexa dinâmica educativa escolar, podem se apresentar, como oportunidade para interagir, desde a mais tenra idade, na formação da pessoa como ser emancipado. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Autonomia em crianças | pt_BR |
dc.subject | Emancipação | pt_BR |
dc.subject | Educação - Marxismo | pt_BR |
dc.title | Autonomia e cuidado na vida emancipada do estudante e do docente | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |