Evasão escolar nas turmas de ensino médio das escolas públicas brasileiras
Abstract
Resumo : Este artigo teve o propósito de identificar os fatores que contribuem para a evasão escolar em Escolas Públicas nas turmas de Ensino Médio Brasileiras, foram constatados diversos fatores como responsáveis por este problema social como: objetivos não atingidos na prática pedagógica, repetência, fatores sociais, econômicos, culturais que interferem na conclusão dos estudos de inúmeros/as estudantes. Considerando a abrangência do assunto e o quanto já vem sendo discutido, pretende-se fazer um recorte dos aspectos psicossociais, buscando embasamento teórico, relacionando-os com algumas variáveis, como: necessidade do estudante trabalhar, métodos de ensino, influência da família na decisão de estudar ou trabalhar, e, assim, compreender o porquê dos/as estudantes deixarem a escola. O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, que teve como fonte livros, jornais, revistas, documentos de domínio público, sites. Dentre os muitos autores que tratam dessa questão, buscou-se, principalmente, as contribuições de teóricos como: Moacir Gadotti, Vygotsky, documentos oficiais brasileiros e Paulo Freire.