A saúde do assistente social
Date
2016Author
Varella, Mélini Ilair Costa da Silveira
Metadata
Show full item recordSubject
Sistema de saúde pública - BrasilSaúde pública - Paranaguá (PR)
Serviço social - Prática
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : A saúde é um tema muito discutido e falado em todas as mídias, programas de televisão, jornais, revistas, mostrando as fragilidades no atendimento da população, com dificuldades técnicas, tecnológicas, recursos humanos insuficientes e desvalorizados. Neste artigo trataremos da saúde de um dos profissionais, o assistente social, um profissional que tem um grande desgaste emocional, uma intensa jornada de trabalho, na busca da garantia dos direitos dos cidadãos e solução de conflitos sociais. Inicialmente o propósito da abordagem, é investigar qual o nível de preocupação que este profissional tem com a sua própria saúde, verificar se faz acompanhamento médico, psicológico, entre outros, e mais, se tem a consciência do grau de comprometimento que sua atividade profissional acarreta em sua saúde física e emocional. Para realizar o presente trabalho, foi aplicado um questionário qualitativo, com abordagem quantitativa, baseado na PCATool - Brasil versão Adulto. "O PCATool foi criado com base no modelo de avaliação da qualidade de serviços de saúde" (Brasil, 2010). Neste estudo, investigamos questões sobre acompanhamento de profissionais ou serviços de saúde, na promoção, prevenção, tratamento e/ou recuperação da saúde. O questionário foi aplicado em assistentes sociais que atuam que atuam nas áreas de educação especial, na Secretaria de Assistência Social, na saúde e na previdência social, atuando no município de Paranaguá/PR. Da análise dos resultados, um dado que se destacou foi que 50% (cinquenta por cento) dos profissionais assistentes sociais não tem um médico de referência, e quando têm um profissional como referência, não tem tanta "familiaridade" em expor seus problemas, caracterizando a falta de vínculo médico/paciente. Este vínculo, que é representado como um estado de 'respeito' e de 'confiança' conquistado pelos profissionais com os usuários e construído através da 'convivência' e do 'contato' constante.