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    Pobreza : uma reflexão acerca do conceito e possíveis enfrentamentos dentro espaço escolar

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    R - E - MARIANE CRISTINA KOHUT.pdf (178.6Kb)
    Date
    2016
    Author
    Kohut, Mariane Cristina
    Metadata
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    Subject
    Pobreza
    Ambiente escolar
    Inclusão social
    Educação inclusiva
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das diferentes concepções de pobreza que por muito insistem em limita-la como ausência de bens materiais, a fim de focar possíveis enfrentamentos dentro do espaço escolar. Tais enfrentamentos caracterizam- se como o reconhecimento da pobreza como um fenômeno social, o currículo e adaptações como ferramentas de inclusão social. Trata- se de uma pesquisa bibliográfica, visando maior visibilidade dos sujeitos pobres nas reflexões acerca da integração e heterogeneidade social, embasada nas diferentes contribuições de autores frente à abordagem do tema em questão. Por isso, inicialmente é apresentado enfoques científicos vinculados à construção histórica e ideológica do conceito de pobreza, buscando fazer uma sucinta discussão sobre as diversas definições deste fenômeno. Na sequência, foca- se a função social do espaço escolar e como os alunos pobres são pensados no cotidiano. Por fim direcionam-se possíveis ações de enfrentamento para a inclusão dos sujeitos pobres neste ambiente, visto que por muito tempo os mesmos são culpabilizados por sua pobreza e fracasso escolar. Conclui-se que este fenômeno social é múltiplo e que a sua mensuração deve aportar as suas distintas faces e dimensões, compreendendo as raízes históricas da construção da pobreza e refletindo como a mesma impacta no ambiente escolar. A escola apresenta-se como um espaço de reprodução de muitas desigualdades sociais, e deve ser repensada no sentido de possibilitar ações que realmente integrem os sujeitos pobres, seja na organização e elaboração do currículo voltado para a heterogeneidade e nas ações pedagógicas de acompanhamento e efetivação da permanência dos mesmos no ambiente escolar. É importante romper com estigmas que veem a tempos rotulando e segregando os sujeitos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53921
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [189]

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