Educação escolar, pobreza e desigualdade social : plano municipal intersetorial do município de Altônia
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Data
2016Autor
Silva, Maria de Lourdes Freitas da
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Resumo : A pobreza é uma grande consequência da desigualdade social no mundo, o Brasil é um país rico, porém, com altos índices de desigualdade social. As altas taxas de pobreza e extrema pobreza no país decorrem, em grande parte, da ausência de políticas públicas voltadas para a assistência social. À educação, por exemplo, é atribuído um papel fundamental para o desenvolvimento econômico, apesar de seu investimento em nosso país ser irrisório se comparado a outros países em desenvolvimento. Este trabalho se propõe a investigar a intersetorialidade das políticas sociais do Programa Bolsa Família no município de Altônia-PR, a partir da identificação das ações intersetoriais das políticas de assistência social, saúde e educação. A intersetorialidade visa o desenvolvimento da integralidade das ações e à interação dos serviços relativos às condicionalidades do Programa. A coletas de dados utilizou-se pesquisa documental e bibliográfica. A análise dos dados indica que as ações intersetoriais estão articuladas, mas ainda precisam ser fortalecidas, pois a intersetorialidade das ações sociais no Programa promove a consolidação dos direitos socioassistenciais, contribuindo para o exercício da cidadania.