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dc.contributor.authorKraucher, Denise Alvespt_BR
dc.contributor.otherPereira, Ires Aparecida Falcade 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-01T12:23:19Z
dc.date.available2021-07-01T12:23:19Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53856
dc.descriptionOrientadora : Profa. Ires Aparecida Falcadept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo trata sobre o tema das percepções docentes com relação ao Programa Bolsa Família, e de como eles relacionam o mesmo à aprendizagem e ao cumprimento da tentativa de manter todos os/as educandos e educandas em idade escolar regularmente matriculados e matriculadas, e ainda, atendendo aos preceitos de que é função social da escola ser um espaço de formação humana, e garantir que essa matrícula esteja atrelada às Políticas Públicas que incentivam não só o ato de estar na escola, mas à necessidade de buscar permanência e sucesso escolares. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida através da consulta a referências atualizadas acerca do tema proposto (pesquisa bibliográfica de caráter explicativa e abordagem qualitativa) e também, através de pesquisa de campo e estudo de caso - ambas de caráter exploratório - verificada por meio de entrevista com dez educadores e educadoras do Colégio Estadual Bernardina Schleder, no município de União da Vitória - PR. Através da realização desta, pudemos compreender que há um percentual relativamente alto de educadores e educadoras que desconhecem a função social do Programa Bolsa Família, sabem pouco sobre as condicionalidades do mesmo, não o reconhecem como um Programa promotor na amenização das desigualdades sociais, e ainda, pouco compreendem sobre singularidades que temos no que diz respeito aos educandos e educandas na sua vida fora da escola, e que afetam direta e fortemente a aprendizagem destes.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (23 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProgramas de sustentaçao de rendapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFrequência escolarpt_BR
dc.titleOs saberes e percepções docentes acerca do Programa Bolsa Família : um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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