Crianças e adolescentes em situação de pobreza : olhares e construções dos professores de um colégio de União da Vitória sobre alunos beneficiários do Programa Bolsa Família
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Data
2016Autor
Peixoto, Carina Aparecida Tardelli
Metadata
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Resumo : Analisei, nesta pesquisa, as imagens construídas pelos professores, da rede pública de ensino, acerca dos jovens beneficiários do Programa Bolsa Família. A complexidade do tema se destaca por sua ambiguidade, imprecisão e pelo seu caráter historicamente construído, o que provoca uma pluralidade conceitual. Após verificar no Sistema Presença (Ministério da Educação), qual era o Colégio Estadual do município de União da Vitória, Estado do Paraná, com maior número de adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família, realizei entrevistas semiestruturadas com cinco professores, que ministram aulas para os jovens beneficiários do colégio escolhido. As entrevistas foram transcritas e transformadas em roteiros para a análise dos discursos. Através desta análise, podemos observar que os professores entrevistados do colégio, possuem uma imagem do jovem em situação de pobreza, como sujeito da falta social e econômica, que se justifica pela desestruturação familiar. Essa visão impede uma apreensão dos modos pelos quais os jovens das camadas populares, que vivem em situação de pobreza, constroem suas vivências.