dc.contributor.advisor | Soczek, Daniel | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Bruna Vieira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-25T20:29:47Z | |
dc.date.available | 2021-06-25T20:29:47Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53827 | |
dc.description | Orientador : Prof. Dr. Daniel Soczek | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo tem como finalidade abordar o papel do assistente social na educação pública diante de um contexto neoliberal e desvelar como o profissional de serviço social poderá desenvolver o seu trabalho no campo educacional, com vista à emancipação social remetendo-se ao pensamento de Gramsci na Educação. Para abordar sobre o contexto neoliberal fundamentou-se em autores como Cruz (2013), Medeiros e Saikkonen (2013). Martins (2012), contribui para elucidar o pensamento de Gramsci na Educação e os autores Almeida (2003), Santos (2012) e Carnelossi (2015), ajudaram esclarecer quais as ações o assistente social que trabalha na educação poderá desempenhar e aponta para atividade que contradiz com o Código de Ética do Serviço Social como o acompanhamento ao (des)cumprimento do Programa Bolsa Família. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, em que as reflexões indicam que o assistente social poderá desenvolver ações com outros profissionais que trabalham no campo educacional, oportunizando e mobilizando a sociedade para participar dos espaços de decisões, principalmente no âmbito escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (16 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Assistentes sociais | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.subject | Escolas publicas | pt_BR |
dc.title | O papel do assistente social na educação pública | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |