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dc.contributor.authorMaria Neto, Alzino Josépt_BR
dc.contributor.otherSilva, Lenir Maristela, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-22T23:15:02Z
dc.date.available2021-07-22T23:15:02Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53816
dc.descriptionOrientadora : Lenir Maristela Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Especialização em ...pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho foi elaborado buscando refletir sobre a importância dos currículos institucionais inclusivos na educação, tais currículos se comprometem com a educação do futuro que poderá se refletir em transformações sociais para a melhoria da qualidade de vida de todos. As discussões que envolvem o ensinar e o aprender são recorrentes nos campos de estudos de currículos, por isto, o trabalho aborda questões sobre a perspectiva da diversidade no âmbito da educação inclusiva rompendo com o paradigma disciplinar e os mecanismos que são contrários à emancipação do sujeito. Através da metodologia de referencial teórico o presente trabalho busca nos convida a uma reflexão comparativa entre algumas propostas curriculares inovadoras e as tradicionais que insistem trabalhar disciplinarmente. Entre os objetos de estudo e que foram citadas neste trabalha estão a Escola da Ponte, Projeto Âncora, Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima e Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Campos Salles. Nos objetivos específicos, em complemento com esta proposta é importante compreender os conceitos da interdisciplinaridade na perspectiva curricular que compreende a educação do futuro como um ideal necessário para transformações sociais. Por meio de pesquisas bibliográficas iremos também compreender o significado de um currículo e ainda propor comparações entre diversas alternativas curriculares que tem como meta a educação inclusiva provocando assim um diálogo comparativo, demonstrando a ineficiência do currículo tradicional disciplinar.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (30 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInclusão (Educação)pt_BR
dc.subjectMetodos de ensinopt_BR
dc.subjectPedagogia contemporaneapt_BR
dc.titleEsclarecendo alternativas ao ensino disciplinar para educação inclusivapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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