A contribuição do assistente social na rede pública de ensino : frente às situações de pobreza e de desigualdade social
Resumo
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo compreender o que os profissionais da educação têm a dizer sobre a presença do Assistente Social no espaço escolar. Para obtenção de dados utilizou-se de pesquisa bibliográfica e da técnica Roda de Conversa com a equipe gestora de uma escola do município de Santa Fé. Diante dos resultados obtidos pode-se afirmar que a inclusão do profissional do Serviço Social no quadro dos profissionais da educação da escola é muito importante e solicitada pelos profissionais que colaboraram com a pesquisa, para que este execute a função social de proteção dos direitos fundamentais garantidos pelo Estatuto da Criança e Adolescente - ECA e possa intervir de forma interdisciplinar frente aos problemas sociais existentes no espaço escolar. Também se concluiu que a inclusão do Assistente Social na educação se justifica através do entendimento de que o processo de ensino e aprendizagem pressupõe a articulação entre as dimensões afetiva e social.