dc.contributor.author | Senko, Sergio | pt_BR |
dc.contributor.other | Maziero, Stela Maris Britto | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-28T18:06:24Z | |
dc.date.available | 2021-06-28T18:06:24Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53775 | |
dc.description | Orientadora : Prof(a). Ms. Stela Maris Britto Maziero | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O Programa Bolsa Família tem demonstrado a realização bem sucedida no objetivo de diminuir a desigualdade social e combater a pobreza extrema. Nesse sentido, este artigo tem a pretensão de verificar a efetividade deste programa numa escola instalada na Zona Rural tratando-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com levantamento de dados no Colégio Estadual do Campo Áurea Aparecida Lopes, dos alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio dessa Instituição de Ensino por meio de análise documental de registros escolares e também a utilização de entrevistas semiestruturadas com pais dos alunos beneficiados. Apresentamos a introdução, fundamentação teórica com contexto do Programa Bolsa Família no município de Inácio Martins e ainda a análise dos resultados obtidos por meio da verificação de registros escolares. Em seguida a descrição da Escola e dos envolvidos na pesquisa. Para enfim, refletir sobre a contribuição do Programa Bolsa Família no combate do abandono escolar da referida Instituição de Ensino. Com este trabalho, percebeu-se que há muito a fazer para que a permanência na escola não seja apenas para o cumprimento de uma condicionalidade, mas, um motivo de aprendizagem para alunos matriculados e autonomia das famílias com o passar dos tempos e evidenciar algumas pistas que devem ser perseguidas para o aperfeiçoamento do Programa Bolsa Família. Constatou-se um avanço em relação a permanência dos estudantes na escola no ano de 2016 e ao mesmo tempo, a necessidade de esclarecer melhor os mesmos quanto as vantagens de uma aprendizagem significativa que permita uma autonomia cidadã e que torne desnecessária a participação em programas de complementação de renda. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (13 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Frequência escolar | pt_BR |
dc.title | O Programa Bolsa Família e a possibilidade de redução do abandono escolar de alunos matriculados no Colégio Estadual do Campo Aurea Aparecida Lopes - Inácio Martins (2016) | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |