dc.contributor.advisor | Araujo, Reinaldo Kovalski de, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosiani, Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-23T20:28:39Z | |
dc.date.available | 2021-06-23T20:28:39Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53771 | |
dc.description | Orientador : Prof. Me. Reinaldo Kovalski de Araujo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A Evasão Escolar acontece em todos os níveis da educação brasileira, e jamais podemos deixar de levar em conta a realidade social que é produzida historicamente pelos estudantes, no todo social, político e cultural. O presente trabalho buscou levantar questões sobre pobreza e desigualdade social contidos nos discursos de evasão escolar, a partir de entrevistas realizadas com gestores e gestoras do "Programa de Prevenção e Combate à Evasão Escolar" do município de Cascavel/PR nos anos inicia. Foram ouvidos nessa pesquisa 2 (dois) gestores (a) do projeto. Os principais resultados da pesquisa apontam para a confirmação de que ainda em média, 45% da Evasão Escolar do município são causadas pelas condições socioeconômicas das famílias e os outros 55% vem a ser por outros motivos distintos como separação dos pais, viagens, trabalho, etc. Também presente na pesquisa foi o fato que o Programa de Prevenção e Combate a Evasão Escolar só conseguirá cumprir com seus objetivos se as instituições como Cemeis e escola fizerem os encaminhamentos dos casos de Evasão de forma correta, o que nem sempre ocorre, dificultando dessa forma a captura, de documentação e catalogação de dados sobre os motivos da evasão. A pesquisa também constatou que estudantes beneficiários de bolsa família e de outros programas assistenciais possuem um índice de evasão escolar menor se comparado aos demais evadidos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (14 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.title | Evasão escolar no município de Cascavel, atravessamentos e diálogos sobre pobreza e desigualdade social | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |