dc.contributor.author | Bryk, Roseli Inês | pt_BR |
dc.contributor.other | Silva, Joseane de Fátima Machado da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-01T11:36:52Z | |
dc.date.available | 2021-07-01T11:36:52Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53769 | |
dc.description | Orientadora : Profa. Dra. Joseane de Fátima Machado da Silva | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo intenciona identificar e analisar as relações existentes entre a educação, a pobreza e as desigualdades sociais no interior de uma escola da Rede Estadual de Ensino do Paraná, de modo a perceber os reflexos da sociedade na qual os estudantes estão inseridos no interior de uma instituição de ensino que oferta nove turmas das séries finais do ensino fundamental, no período matutino, atendendo um total de duzentos estudantes, na faixa etária de dez a dezessete anos, dos quais 133 são beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). Para dar conta dessa empreitada, optou-se pelas metodologias da pesquisa de campo e de cunho bibliográfico que resultaram em análises de relatos de estudantes e professores, como também da documentação escolar, e no diálogo dessas análises com os apontamentos das bibliografias pesquisadas. As pesquisas de campo e de cunho bibliográfico se configuraram em relevantes instrumentos à percepção da importância das políticas públicas para a diminuição das desigualdades sociais, oportunizadas por programas, como o Bolsa Família, na medida em que possibilitam a construção de reflexões sobre uma problemática educacional, o diálogo com outras pesquisas e o apontamento para novas possibilidades de investigação. Nessa direção, é possível assinalar que a os encaminhamentos no interior da escola são reflexos dos problemas advindos da pobreza e das desigualdades sociais e o êxito dos estudantes dependem de fatores internos e externos. Porém, apesar de todos os problemas apontados por estudantes e professores, a maioria acredita no poder de transformação social que a escola e os estudos podem proporcionar. Deste modo, os relatos indicam não somente os problemas, mas as possibilidades de melhoria na educação escolar para que diminuam as desigualdades sociais e possibilite uma educação para a cidadania e a inserção social, consequentemente, favorecendo a redução da pobreza. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (27 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Programas de sustentaçao de renda | pt_BR |
dc.title | Os reflexos da pobreza e das desigualdades sociais em uma escola da rede estadual de ensino do Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |