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    Índices de evasão escolar em escolas da rede estadual de ensino do Paraná no núcleo de Telêmaco Borba

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    R - E - ROBERTA DE PAULA FERREIRA.pdf (769.4Kb)
    Date
    2016
    Author
    Ferreira, Roberta de Paula
    Metadata
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    Subject
    Evasão escolar
    Direito à educação
    Educação inclusiva
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : A temática da evasão escolar tem sido assunto de debate recorrente entre os profissionais da educação, governantes e pesquisadores. Para buscar responder os motivos da evasão escolar analisamos diversos autores que apresentam a construção do direito ao acesso à escola, tais como: PATTO (1988), NERI (2009), CURY (2008) E OLIVEIRA E ARAUJO (2003). Além disso estudamos como e quando esse direito passa a ser garantido pelas legislações via Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para complementar as análises nos também destacamos os estudos dos autores CROCHÍK (1997) e SCHWARTZMAN (2009) que tratam sobre as características sociais das famílias com adolescentes evadidos da escola. O recorte da pesquisa é a análise dos dados/ índices de evasão de 6º ano 9º ano nas escolas estaduais de Telêmaco Borba. As informações foram levantadas a partir do banco de dados denominado "Indicadores Educacionais" da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Observou-se que as escolas situadas em alguns bairros onde existe maior número de beneficiários de programas sociais são onde ocorrem também os maiores casos de evasão explicando a estreita relação entre desigualdades sociais, vulnerabilidade social e indicadores educacionais. A metodologia para se alcançar o objetivo proposto concretiza-se na leitura e análise de algumas obras pertinentes ao tema e leitura dos índices educacionais relativos à evasão escolar. As considerações finais apontam que os dados de evasão são preocupantes e ocorrem em comunidades mais vulneráveis, seja por questões sociais ou de trabalho, por outro lado a afirmação de direitos vem avançando com a percepção dos próprios usuários e que a educação tem contribuição fundamental para formação e transformação do sujeito em desenvolvimento bem como o meio em que vivemos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53764
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [189]

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