Índices de evasão escolar em escolas da rede estadual de ensino do Paraná no núcleo de Telêmaco Borba
Date
2016Author
Ferreira, Roberta de Paula
Metadata
Show full item recordSubject
Evasão escolarDireito à educação
Educação inclusiva
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : A temática da evasão escolar tem sido assunto de debate recorrente entre os profissionais da educação, governantes e pesquisadores. Para buscar responder os motivos da evasão escolar analisamos diversos autores que apresentam a construção do direito ao acesso à escola, tais como: PATTO (1988), NERI (2009), CURY (2008) E OLIVEIRA E ARAUJO (2003). Além disso estudamos como e quando esse direito passa a ser garantido pelas legislações via Constituição Federal de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para complementar as análises nos também destacamos os estudos dos autores CROCHÍK (1997) e SCHWARTZMAN (2009) que tratam sobre as características sociais das famílias com adolescentes evadidos da escola. O recorte da pesquisa é a análise dos dados/ índices de evasão de 6º ano 9º ano nas escolas estaduais de Telêmaco Borba. As informações foram levantadas a partir do banco de dados denominado "Indicadores Educacionais" da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Observou-se que as escolas situadas em alguns bairros onde existe maior número de beneficiários de programas sociais são onde ocorrem também os maiores casos de evasão explicando a estreita relação entre desigualdades sociais, vulnerabilidade social e indicadores educacionais. A metodologia para se alcançar o objetivo proposto concretiza-se na leitura e análise de algumas obras pertinentes ao tema e leitura dos índices educacionais relativos à evasão escolar. As considerações finais apontam que os dados de evasão são preocupantes e ocorrem em comunidades mais vulneráveis, seja por questões sociais ou de trabalho, por outro lado a afirmação de direitos vem avançando com a percepção dos próprios usuários e que a educação tem contribuição fundamental para formação e transformação do sujeito em desenvolvimento bem como o meio em que vivemos.