Direitos humanos e desigualdades escolares : uma proposta de referentes de ação docente
Resumo
Resumo : O estudo apresentado neste artigo teve por objetivo a tentativa de construção de referentes de ação docente que pudessem contribuir para a formação inicial ou continuada de professores da educação básica, na temática específica de direitos humanos. A proposta e o suporte vieram da contribuição de professores cursistas da Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social, no âmbito da realização de atividade integrante do curso sobre concepções de direitos humanos de docentes da educação básica. Esse trabalho parte da premissa já apontada pela crítica (GATTI, 2016) que determinados tipos de conhecimento são vitais ao exercício e profissionalização docente e podem reverter em qualidade educacional. Acredita-se, nesse sentido, que a concepção teórica que se tenha acerca do que seja direitos humanos pode ter efeito positivo sobre as desigualdades escolares, na medida que os docentes poderão nortear suas práticas a partir desses conceitos. A base de construção de tais referentes deu-se por meio da interface das discussões propostas pela literatura sobre concepções de direitos humanos e desigualdades educacionais.