Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCiofe, Rosina Aparecida Barrospt_BR
dc.contributor.otherFerraz, Jokasta Pires Vieirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-25T14:38:24Z
dc.date.available2019-11-25T14:38:24Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53729
dc.descriptionOrientadora : Prof. Ma. Jokasta Pires Vieira Ferrazpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Para a efetivação do processo de aprendizagem é essencial a parceria entre a família/escola, pois desde o seu nascimento, o indivíduo tem no núcleo familiar todas as influências que o levarão a desenvolver as atitudes que favorecerão a formação de um cidadão para o futuro. Em virtude disto, pretende-se descrever a importância da relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem para promover uma parceria que possibilite o sucesso e a formação humana dos educandos. Para isto, optouse pela pesquisa bibliográfica que abordaram a relação Escola/família no desenvolvimento da aprendizagem. Os aspectos legais que prevêem importância da família na educação estão na Constituição Federal e no Decreto Federal 6.094/2007. A LDB dispõe sobre a educação como direito de todos e dever do Estado e da Família, e da importância da articulação entre a escola, família e comunidade na educação. Além disto, o ECA prevê o direito dos pais ou responsáveis terem ciência do processo pedagógico, e participarem nas propostas educacionais. Percebeu-se que a participação da família no processo educacional é essencial para aprendizagem do ser humano e que para estreitar a relação família/escola há necessidade de conhecer a família dos alunos. Para isto, a escola deve incentivar a permanência da família através de reuniões mais interessantes e motivadoras. Mesmo diante do reconhecimento da social da importância da participação da família na educação dos filhos, é necessário que o poder público, a família, a sociedade e a escola sejam parcerias para o sucesso da aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLar e escolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples