dc.contributor.author | Ciofe, Rosina Aparecida Barros | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferraz, Jokasta Pires Vieira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T14:38:24Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T14:38:24Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53729 | |
dc.description | Orientadora : Prof. Ma. Jokasta Pires Vieira Ferraz | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Para a efetivação do processo de aprendizagem é essencial a parceria entre a família/escola, pois desde o seu nascimento, o indivíduo tem no núcleo familiar todas as influências que o levarão a desenvolver as atitudes que favorecerão a formação de um cidadão para o futuro. Em virtude disto, pretende-se descrever a importância da relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem para promover uma parceria que possibilite o sucesso e a formação humana dos educandos. Para isto, optouse pela pesquisa bibliográfica que abordaram a relação Escola/família no desenvolvimento da aprendizagem. Os aspectos legais que prevêem importância da família na educação estão na Constituição Federal e no Decreto Federal 6.094/2007. A LDB dispõe sobre a educação como direito de todos e dever do Estado e da Família, e da importância da articulação entre a escola, família e comunidade na educação. Além disto, o ECA prevê o direito dos pais ou responsáveis terem ciência do processo pedagógico, e participarem nas propostas educacionais. Percebeu-se que a participação da família no processo educacional é essencial para aprendizagem do ser humano e que para estreitar a relação família/escola há necessidade de conhecer a família dos alunos. Para isto, a escola deve incentivar a permanência da família através de reuniões mais interessantes e motivadoras. Mesmo diante do reconhecimento da social da importância da participação da família na educação dos filhos, é necessário que o poder público, a família, a sociedade e a escola sejam parcerias para o sucesso da aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 17 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Lar e escola | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |