dc.contributor.advisor | Araujo, Reinaldo Kovalski de, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.author | Brito, Luciana Claudia Machado de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-25T15:05:35Z | |
dc.date.available | 2021-06-25T15:05:35Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53719 | |
dc.description | Orientador : Profº Dr. Reinaldo Kovalski de Araújo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Essa pesquisa analisa discursos contidos no livro didático de História Ligados.com, livro de História do 5ºano do ensino fundamental e busca identificar efeitos de sentidos sobre educação, pobreza e desigualdade social, contidos no corpus de pesquisa. Para a análise da materialidade trabalharemos com Análise do Discurso de linha francesa, tendo Eni Orlandi como principal referencial teórico. O Livro analisado faz parte do Programa Nacional do Livro Didático/2016, e é utilizado com os alunos que estão no 5ºano do ensino fundamental no município de Cascavel. Constatou-se com essa pesquisa que o livro analisado, por vezes, não consegue fazer uma discussão mais aprofundada sobre as questões que envolvem pobreza e desigualdade social, muitas vezes apresentando um discurso imagético e não dialogando sobre o processo de construção histórico e social desta figura apresentada, contribuindo muitas vezes para a fixação de estereótipos como a do negro, do pobre e do indígena. No que se refere a questão indígena, por exemplo, o livro não aprofunda a luta pelo direito dos povos indígenas, porém destaca-se, de certa forma, no discurso de uma identidade indígena. Na imagem com os escravos negros, são os que apresentam o maior percentual de discursos verbo-visuais negativos, no livro didático, a imagem do negro ainda é retratada como escravo, sujeito objetificado, conferindo a esse o lugar das camadas mais pobres da sociedade. De destaque também a carência em discursar mais abertamente sobre pobreza e desigualdade social no livro didático. Entendemos que mesmo que o livro tenha como seus principais interlocutores crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, é necessária uma responsabilidade autoral de conteúdos e temas, em especial no trato da imagem e nos discursos verbo-visuais, pois são as linguagens que mais se comunicam com a criança. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (21 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | História - Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.title | O livro didático de história Ligados.com do 5º ano do ensino fundamental, anos iniciais : reflexões sobre a pobreza e as desigualdades sociais | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |