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dc.contributor.advisorAraujo, Reinaldo Kovalski de, 1986-pt_BR
dc.contributor.authorBrito, Luciana Claudia Machado dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-25T15:05:35Z
dc.date.available2021-06-25T15:05:35Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53719
dc.descriptionOrientador : Profº Dr. Reinaldo Kovalski de Araújopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Essa pesquisa analisa discursos contidos no livro didático de História Ligados.com, livro de História do 5ºano do ensino fundamental e busca identificar efeitos de sentidos sobre educação, pobreza e desigualdade social, contidos no corpus de pesquisa. Para a análise da materialidade trabalharemos com Análise do Discurso de linha francesa, tendo Eni Orlandi como principal referencial teórico. O Livro analisado faz parte do Programa Nacional do Livro Didático/2016, e é utilizado com os alunos que estão no 5ºano do ensino fundamental no município de Cascavel. Constatou-se com essa pesquisa que o livro analisado, por vezes, não consegue fazer uma discussão mais aprofundada sobre as questões que envolvem pobreza e desigualdade social, muitas vezes apresentando um discurso imagético e não dialogando sobre o processo de construção histórico e social desta figura apresentada, contribuindo muitas vezes para a fixação de estereótipos como a do negro, do pobre e do indígena. No que se refere a questão indígena, por exemplo, o livro não aprofunda a luta pelo direito dos povos indígenas, porém destaca-se, de certa forma, no discurso de uma identidade indígena. Na imagem com os escravos negros, são os que apresentam o maior percentual de discursos verbo-visuais negativos, no livro didático, a imagem do negro ainda é retratada como escravo, sujeito objetificado, conferindo a esse o lugar das camadas mais pobres da sociedade. De destaque também a carência em discursar mais abertamente sobre pobreza e desigualdade social no livro didático. Entendemos que mesmo que o livro tenha como seus principais interlocutores crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, é necessária uma responsabilidade autoral de conteúdos e temas, em especial no trato da imagem e nos discursos verbo-visuais, pois são as linguagens que mais se comunicam com a criança.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (21 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHistória - Livros didáticospt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.titleO livro didático de história Ligados.com do 5º ano do ensino fundamental, anos iniciais : reflexões sobre a pobreza e as desigualdades sociaispt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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