Mostrar registro simples

dc.contributor.authorChagas, Lilianpt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Jasmine, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-18T17:25:55Z
dc.date.available2021-06-18T17:25:55Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/53714
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Ma. Jasmine Moreirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em cação, Pobreza e Desigualdade Socialpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A pobreza tem se configurado como a realidade de muitos cidadãos brasileiros, sendo decorrente das inúmeras desigualdades reveladas em nossa sociedade. Partindo desta perspectiva, este estudo está pautado em reflexões sobre as diferentes formas que a escola utiliza para auxiliar a sobrevivência dos alunos diante da pobreza. A partir de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida com base em artigos que abordam a temática, livros e consultas à legislação brasileira, buscou-se refletir sobre as medidas que podem ser adotadas pela escola para a formação cidadã de seus alunos, considerando a garantia dos seus direitos sociais. Pode-se considerar que a educação, neste caso, destaca-se como um dos fatores utilizados pelo Estado como meio para desenvolver o almejado desenvolvimento social. Por meio de políticas públicas, a educação está presente no combate à pobreza e seus efeitos da pobreza sobre os indivíduos. Além disso, políticas de transferência de renda, no campo assistencial, vêm agregando-se aos processos educacionais na busca pelo desenvolvimento e transformação social, visando garantir o acesso ao trabalho e demais direitos sociais.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (18 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.titleDiferentes maneiras de sobreviver à pobreza : a contribuição da escola para a formação cidadã do alunopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples