dc.contributor.author | Chagas, Lilian | pt_BR |
dc.contributor.other | Moreira, Jasmine, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-18T17:25:55Z | |
dc.date.available | 2021-06-18T17:25:55Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53714 | |
dc.description | Orientadora : Prof.ª Ma. Jasmine Moreira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em cação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A pobreza tem se configurado como a realidade de muitos cidadãos brasileiros, sendo decorrente das inúmeras desigualdades reveladas em nossa sociedade. Partindo desta perspectiva, este estudo está pautado em reflexões sobre as diferentes formas que a escola utiliza para auxiliar a sobrevivência dos alunos diante da pobreza. A partir de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida com base em artigos que abordam a temática, livros e consultas à legislação brasileira, buscou-se refletir sobre as medidas que podem ser adotadas pela escola para a formação cidadã de seus alunos, considerando a garantia dos seus direitos sociais. Pode-se considerar que a educação, neste caso, destaca-se como um dos fatores utilizados pelo Estado como meio para desenvolver o almejado desenvolvimento social. Por meio de políticas públicas, a educação está presente no combate à pobreza e seus efeitos da pobreza sobre os indivíduos. Além disso, políticas de transferência de renda, no campo assistencial, vêm agregando-se aos processos educacionais na busca pelo desenvolvimento e transformação social, visando garantir o acesso ao trabalho e demais direitos sociais. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (18 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.title | Diferentes maneiras de sobreviver à pobreza : a contribuição da escola para a formação cidadã do aluno | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |