• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O papel do coordenador pedagógico e o combate à violência na escola

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - ROSANE ARAUJO DA ROSA LIMA.pdf (423.5Kb)
    Date
    2016
    Author
    Lima, Rosane Araujo da Rosa
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Violencia escolar
    Orientadores educacionais
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : O presente artigo tem como objeto de estudo, a violência no âmbito escolar, abordando conceitos, fatores causadores de violência, e as formas que se apresentam na escola. O objetivo da pesquisa é analisar na literatura o papel do pedagogo no combate à violência na escola. O estudo justifica-se por constatar a violência que atualmente ocorre nas escolas sendo motivo de discussões entre os educadores e pesquisadores da temática. Entre os pesquisadores selecionados para conceituar e definir violência no meio escolar buscou-se: (CHARLOT 2002), ABRAMOVAY (2003 e 2005) junto com outros autores que contribuíram com pesquisas da UNESCO, DEBARBIEUX E BLAYA (2002), GONÇALVES (2010). Para a compreensão do papel e ação pedagógica na intervenção e combate à violência, pesquisou-se FREIRE (1996), PRIOTTO e BONETTI (2008), e LIBÂNEO (2001) a legislação se deu pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional-LDB 9394/96. A metodologia realizou-se através do levantamento bibliográfico que propiciou o debate teórico com pesquisa em livros, no Google acadêmico, Scielo e Ambiente virtual de aprendizagem-AVA. A pesquisa propiciou um melhor entendimento da atuação do coordenador pedagógico no combate à violência, a formação e reciclagem dos profissionais, a abertura da escola para a promoção de projetos que incentivem a cultura e o esporte, a aceitação em considerar o educando como protagonista do conhecimento e diálogo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53688
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV