dc.contributor.author | Maetiasi, Elza Vieira da Costa | pt_BR |
dc.contributor.other | Meira, Leticia Mara de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-02T12:23:44Z | |
dc.date.available | 2021-07-02T12:23:44Z | |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/53671 | |
dc.description | Orientadora : Leticia Mara de Meira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo propõe, diante de uma realidade vivenciada, a reflexão sobre a pobreza no âmbito escolar e como é incorporada e articulada a vivencia e a constituição histórica da pobreza nos currículos. A concepção de conhecimento e de cultura sintetizada nos currículos, na maioria das vezes, está marcada por uma noção linear do tempo e do espaço, relacionada a uma tarefa principal: o progresso escolar. É necessário apropriar-se de uma cultura onde o conhecimento curricular reconstrói outros tempos, espaços e formas de trabalho com valores, esforços e superação, contribuindo assim, com expectativas e mudanças relacionadas à pobreza. O objetivo geral é realizar algumas indagações sobre a compreensão e avaliação em relação ao currículo e a pobreza no espaço escolar. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário junto a uma amostra de profissionais que atuam nas escolas municipais do Município de Miraselva/PR. Entende-se, a partir dos resultados desta pesquisa, que o currículo se constitui em uma construção coletiva, tarefa principal em um processo de escolarização, que promove a reflexão sobre determinantes estruturais a partir de diferentes visões sobre as práticas educacionais e o pensamento pedagógico. É preciso construir mudanças curriculares para que se cumpra o papel social e político da escolarização, promovendo o conhecimento sobre os determinantes da pobreza e dos direitos das pessoas empobrecidas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (19 p.). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.title | Pobreza e currículo no município de Miraselva : limites e possibilidades de uma complexa articulação | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |