Pobreza e currículo no município de Miraselva : limites e possibilidades de uma complexa articulação
Date
2016Author
Maetiasi, Elza Vieira da Costa
Metadata
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Educação inclusivaPobreza
Sociologia educacional
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : Este artigo propõe, diante de uma realidade vivenciada, a reflexão sobre a pobreza no âmbito escolar e como é incorporada e articulada a vivencia e a constituição histórica da pobreza nos currículos. A concepção de conhecimento e de cultura sintetizada nos currículos, na maioria das vezes, está marcada por uma noção linear do tempo e do espaço, relacionada a uma tarefa principal: o progresso escolar. É necessário apropriar-se de uma cultura onde o conhecimento curricular reconstrói outros tempos, espaços e formas de trabalho com valores, esforços e superação, contribuindo assim, com expectativas e mudanças relacionadas à pobreza. O objetivo geral é realizar algumas indagações sobre a compreensão e avaliação em relação ao currículo e a pobreza no espaço escolar. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário junto a uma amostra de profissionais que atuam nas escolas municipais do Município de Miraselva/PR. Entende-se, a partir dos resultados desta pesquisa, que o currículo se constitui em uma construção coletiva, tarefa principal em um processo de escolarização, que promove a reflexão sobre determinantes estruturais a partir de diferentes visões sobre as práticas educacionais e o pensamento pedagógico. É preciso construir mudanças curriculares para que se cumpra o papel social e político da escolarização, promovendo o conhecimento sobre os determinantes da pobreza e dos direitos das pessoas empobrecidas.